Descrição
“Dois edifícios de gabarito em local dos mais privilegiados com frente para o mar”
A Tribuna 4 abr 1980
Localizado em um ponto privilegiado da orla santista, o Edifício Raquel Denise foi mais um empreendimento da grande construtora santista ARENA. Lançado em 1980, o conjunto é formado por duas torres com 9 pavimentos tipo conectadas por uma base comum, sendo a torre Raquel, com apartamentos de um a dois dormitórios, e a torre Denise, com apenas um dormitório.
Entregue no início de 1982, o Edifício foi projetado pelo arquiteto santista Sylvio Sandall Pires (FAU – Mackenzie – 1955). Principais características do edifício:
➡ Base, onde estão todos os acessos e garagens, é revestimento em pedras, originalmente sem grades;
➡ Corpo revestido em cor clara, contribuindo para a concepção plástica do projeto. Os caixilhos em madeira, protegidos por um guarda corpo no mesmo material;
➡ Coroamento, cobertura que finaliza a torre, é formada por um telhado em duas águas. O comportamento destes elementos na composição do conjunto volumétrico nos remete a uma casa de veraneio.
Muitas vezes nos perguntamos sobre a origem dos nomes dos edifícios. Por que Raquel e Denise? Em 1980, a Construtora Arena lançou uma série de empreendimentos em homenagem às filhas dos diretores presidentes da construtora. Era, de acordo com a Arena, uma “manifestação pura do sentimento de eternidade que existe nas coisas geradas com amor. Nomes queridos, obras feitas de carinho.” (A Tribuna de 28 de dezembro de 1980). As homenageadas foram as filhas de Dâmaso Montero Esteves: Raquel e Denise. A construtora lançou outros empreendimentos, sendo eles os edifícios Veridiana, Clarice, Nadine, Valéria Christina, Carmem Cynthia, Gisela e Ana Cristina.