Descrição
O Edifício Queen Elizabeth está localizado na avenida Paulista é formado por uma torre única de 21 pavimentos tipo com 2 apartamentos isolados por andar, só tendo em comum o hall de serviço.
Uma curiosidade é que a ocupação do terreno de 2.120m², na época da entrega do empreendimento, foi de apenas 19%, deixando o restante para áreas verdes, pisos de pedras, piscina infantil, play-ground, conforme consta no descritivo do projeto publicado na Revista Acrópole de maio de 1962. Além disso, antes do alargamento da Paulista, o edifício possuía um recuo de 16 metros.
Segundo @rauljustelores, o Queen Elizabeth foi o primeiro de uma longa dinastia de residenciais projetados pela dupla Engelberg e Mahler que levam nomes da monarquia britânica. A ideia foi de um corretor, que dizia que, como os dois eram novatos, seria bom aparentar tradição. “Por que da família britânica?”, perguntaram. O vidente corretor respondeu: “Vocês vão construir muito outros, vão precisar de muitas outras rainhas”
Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/sao-paulo-nas-alturas/realeza-alem-do-nome-os-edificios-de-jozef-engelberg-e-pedro-mahler