Descrição
Construído em 1972 o Edifício Quatiara se destaca na paisagem do City Butantã por sua estética crua, de clara influência brutalista.
Apesar de muito conhecido por suas curvas, Ruy Ohtake utiliza, nesse projeto, grandes empenas retilíneas e detalhes como brises em concreto aparente, além das clássicas janelas em fita, conquistando assim uma simplicidade formal bastante característica da escola paulista de arquitetura, produzida até meados da década de 1970.
A composição interna das plantas tipo do Edifício Quatiara também são uma clara referência ao estilo brutalista, quando demonstra sua preocupação com o habitat, ou seja, o ambiente construído que abriga o homem e direciona seus movimentos.
Numa época em que a tendência do mercado imobiliário já começava a “engessar” as possibilidades de alteração do layout original, Ohtake propõe o uso de estrutura independente, divisórias leves e o emprego de mobiliário na divisão dos ambientes internos, proporcionando ao usuário a flexibilização dos espaços de acordo com suas necessidades.
Texto: Renata Nogueira
Fotos: Marcello Orsi, Klick Space e Renata Nogueira.