Edifício Piratininga

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Você sabe a relação do Edifício Piratininga com o médico e poeta santista Martins Fontes (1884-1937)?

Localizado na Avenida Presidente Wilson, o edifício Piratininga foi projetado em 1954 no local onde, no passado, estava a casa de Zezinho Fontes (como era carinhosamente chamado pelos íntimos). Não é à toa que bem em frente ao edifício, nos jardins da praia, o busto do poeta foi inaugurado em 1941.

A relação não pára por aí. O próprio nome do edifício é em homenagem a uma de suas poesias: Piratininga, que se encontra eternizada em uma bela placa no pavimento térreo do edifício (imagem 5).

Entregue em 1959, o projeto e construção do Piratininga ficou a cargo do engenheiro Jorge Bierrembach Senra, que chegou a ocupar o cargo de prefeito em São Vicente (1973-77) . Um fato curioso é que em 1969 Bierrembach teve que retornar ao edifício pois uma de suas colunas de sustentação começou a ceder. O engenheiro vistoriou o local e afirmou que a causa da inclinação era o Edifício Jandaia, localizado ao lado e que estava sendo construído em um num nível mais baixo e que provou o deslocamento da areia, o conhecido recalque. Uma cinta de ferro colocada na época resolveu o problema.

Formado por uma torre de 12 andares, o Edifício Piratininga foi projetado para ter em seu pavimento um restaurante. Na década de 1960 o espaço chegou a abrigar a Galeria de Arte Saint Amour. Hoje o espaço funciona  como área social do condomínio.


Arquiteto:
Eng. Jorge Bierrembach Senra
Construtor:
Eng. Jorge Bierrembach Senra
Incorporador:
Frederico Platzeck
Ano da Construção:
1959
Endereço
Avenida Presidente Wilson, Bairro Pompéia
COLABORE
× Como posso te ajudar?