Edifício Paranapuã

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Você sabia que originalmente o Edifício Paranapuã foi construído para abrigar um hotel?

Localizado na Avenida Presidente Wilson, o Edifício Paranapuã é formado por uma torre única com 9 pavimentos. Originalmente construído para abrigar o Grande Hotel Martini, os antigos quartos foram, no começo dos anos 60, transformados em pequenos apartamentos, tendo as áreas comuns do hotel convertidas em comércio e serviços.

O Grande Hotel Martini funcionou em um curto período de 10 anos. Sua história se inicia no dia 23 de julho de 1950, quando deu-se a inauguração de um dos mais modernos hotéis da orla santista. A inauguração contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, que logo após o ato inaugural, puderam conhecer as dependências do novo empreendimento.

“Instalado em um edifício de nove pavimentos, representando uma obra de engenharia de que passa a orgulhar-se os santistas com muito a justeza pelo seu equilíbrio e pela estética dos seus planos e fachada, possui o GRANDE HOTEL MARTINI 150 apartamentos, dotados de dormitórios, instalações sanitárias, banheiro embutido com água quente e fria, mobiliados com todo capricho e gosto, providos de colchões de molas em todos os leitos.” Jornal de Notícias 26 abr 1950

A direção do hotel estava a cargo de Gustavo Martini, que deu continuidade à obra iniciada pela sua família, que há 30 anos era arrendatário do Hotel Internacional, localizado onde hoje se encontram os edifícios “pé na areia”, à frente do atual Paranapuã.

O projeto e construção ficou a cargo do engenheiro italiano Plácido Dall’acqua, que projetou inúmeros edifícios na capital e também a residência luxuosa da Família Scarpa, no  bairro Jardim América, em São Paulo.

 


Arquiteto:
Plácido D'acqua
Incorporador:
Alfieri Martini & Filhos
Ano da Construção:
1950
Endereço
Presidente Wilson, Bairro José Menino
COLABORE
× Como posso te ajudar?