Edifício Mina Klabin

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Situado na Al. Barão de Limeira 1003 e de autoria do grande arquiteto Gregori Warchavchik apos muitos anos degradado foi recentemente reformado pelos donos e esta em bom estado de conservação

“O modernismo está presente na arquitetura paulistana através das obras de alguns dos mais renomados arquitetos do Brasil e do mundo. São estes nomes que principalmente a partir dos anos 1930 começaram a transformar a paisagem da cidade. São arquitetos como Rino Levi, Flávio de Carvalho, Oscar Niemeyer e também Gregori Warchavchik. E é deste último nome o prédio que falamos aqui.

O edifício antes da restauração. Localizado no número 1003 da Alameda Barão de Limeira, no bairro de Campos Elíseos, o edifício que leva o nome de seu endereço foi uma de suas grandes obras espalhadas pela cidade, inaugurada no ano de 1939. O arquiteto também projetaria anos depois (em 1954) outro prédio no mesmo bairro, bem maior, que é o Edifício Cícero Prado, na Avenida Rio Branco.

Considerado bastante arrojado para a sua época, em sua estrutura foram utilizadas lâminas de concreto armado, ao invés das então usuais colunas. Tratou-se de uma construção robusta, de linhas sóbrias e com grandes janelas. O prédio possui 5 pavimentos com dois apartamentos por andar, sendo um à frente e outro ao fundo, além de dois apartamentos no piso térreo.

Entretanto, a bela obra de Warchavchik não estava muito bem conservada e aparentava estar com a maioria dos apartamentos desocupados. Mesmo assim, é impossível passar bela Alameda Barão de Limeira e não admirar este belo edifício.”

Fonte texto entre aspas: http://www.saopauloantiga.com.br/edificio-barao-de-limeira/

Para mais historias visitem a pagina do querido amigo Douglas Nascimento, São Paulo Antiga

Fotos: Milena Leonel

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

× Como posso te ajudar?