Descrição
“Um edifício com todos os seus apartamentos de frente para o mar e sem a possibilidade de ter a vista obstruída por qualquer construção” Jornal A Tribuna, 10 de fevereiro de 1946
Localizado na Praia do José Menino, na esquina da Avenida Presidente Wilson com a Rua Frederico Ozanam , o Edifício Marajoara, no alto dos seus 17 pavimentos, foi o edifício residencial mais alto da cidade durante muitos anos.
Lançado em 1946, o empreendimento foi impulsionado pela construção da Via Anchieta, que já havia iniciado as obras em 1943, o que aumentaria o fluxo de veranistas na cidade. Em 1948, exatamente um ano após a inauguração da rodovia, já se encontrava em fase final de construção.
O projeto e a construção ficaram a cargo da Oliveira Lima & Cia Ltda, empresa responsável também pelo projeto e construção do Palácio da Polícia na Avenida São Francisco, centro de Santos. Este exemplar remete levemente à construção de inspiração art-déco marajoara, principalmente no seu embasamento, com a geometrização de temas abstratos e figurativos e o resgate de temas indígenas, característica exclusivamente das artes decorativas no Brasil.
Em processo de descaracterização, o seu revestimento, que era constituído por pequenas pastilhas cerâmicas, hoje está sendo substituído por azulejos 10×10.