Descrição
Vocês sabiam que no centro de Santos há um edifício projetado pelo Warchavchik?
Gregori Warchavchik foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil. Nascido na Ucrânia, Warchavchik veio para o Brasil em 1923, onde, pouco tempo depois, em 1928, concluiria aquela que é considerada a primeira casa modernista brasileira.
Em Santos, o arquiteto assina o projeto do Edifício Leôncio Perez, localizado na avenida João Pessoa, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Com uma arquitetura arrojada para a sua época, o edifício comercial, com 7 pavimentos, sobreloja e mezanino, foi entregue em 1943. Seu embasamento em granito negro, nos transmite robustez, contratando com os outros pavimentos, com linhas sóbrias e grandes janelas.
No pavimento térreo, durante os primeiros anos, chegou a abrigar lojas e um restaurante (Casa Hespéria Ltda.), separados por um jardim de inverno. Hoje o espaço foi totalmente descaracterizado, servindo como estacionamento privativo.
Os irmãos José e Theófilo Perez Moral, negociantes e industriais no Estado de São Paulo, eram proprietários do Edifício e já haviam contratado Warchavchik para o projeto de suas residências na capital. O edifício é em homenagem ao irmão Leôncio Perez que, em 1937, havia falecido em um trágico acidente na Serra do Mar, onde o veículo em que viajava se precipitou de uma altura de 80 metros.
Texto : Mario Rodrigues Jr