Descrição
Um recuo protagonista
Localizado na Rua Doutor Melo Alves, a menos de 300 metros da Oscar Freire, a geometria regular do Edifício King Charles se destaca no entorno. O projeto de 1966, foi concebido pelo arquiteto Jozef Engelberg e pelo engenheiro Pedro Mahler, parece pousar imponente no terreno, ressaltado pelo grande recuo frontal.
O edifício foi afastado ao máximo da rua para alcançar maior altura, marcado pela clareza e simplicidade da composição, configurado como um prisma retangular de verticalidade acentuada.
As sacadas de concreto, que avançam em balanço, atuam como elementos autônomos na volumetria da fachada. A austeridade do conjunto é intensificada pelas linhas rígidas do das faces laterais, com pilares estruturais à mostra, visualmente independentes e integrados estruturalmente. Essas lâminas, destacam-se no tratamento da face Leste, funcional e esteticamente. Os revestimentos em tons de verde escuro, contrastam com o branco da alvenaria de vedação.
A fachada frontal é puramente simétrica, com disposição das janelas em faixas longitudinais ininterruptas, com uma abundante superfície envidraçada. Percebe-se claramente a supressão das paredes, substituídas por simples divisões a meia altura, que estão expostas em tom de verde claro.
O Edifício King Charles possui apartamentos com 302m², sendo um por andar, com 4 dormitórios e 2 vagas.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi