Edifício Jurucê

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

A síntese de um clássico Moderno

O Edifício Jurucê é um dos prédios residenciais pioneiros no Jardim Paulista. Projetado em 1956, está localizado na Alameda Franca em frente ao Ritz, entre as Ruas Augusta e Padre João Manuel.
O prédio, com a fachada revestida por pastilhas em azul e rosa, também chama a atenção pela entrada, que estabelece uma delicada transição entre interior e exterior, protegida por uma discreta marquise, sustentada por um pilar em “V”, de efeito escultural. Este formato foi muito explorado pelo pelo arquiteto Oscar Niemeyer em suas grandes obras, que as estruturava de maneira inovadora e engenhosa.
Os ambientes sociais estão voltados à rua e desfrutam da melhor orientação solar, pequenas varandas contínuas foram posicionadas na porção direita da fachada e, à esquerda, esquadrias com painéis de vidro, foram instaladas logo abaixo do teto, garantindo maior incidência de luz.
Implantado no limite frontal do lote, o edifício aparenta ser constituído por um volume prismático, com apenas 6 andares, mas para compensar a implantação os três últimos pavimentos são escalonados, uma estratégia muito utilizada na época para conseguir mais unidades.

Os apartamentos-tipo do Edifício Jurucê contam com 163m², 3 dormitórios e 1 vaga.

 

Texto: Marina Miraldo

Revisão: Felipe Grifoni

Fotografia: Marcello Orsi

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Ano da Construção:
1956
Endereço
Al. Franca, 1077
COLABORE
× Como posso te ajudar?