Descrição
O edifício comercial, localizado na Rua Martim Afonso, é em homenagem a José Francisco Valença. Mas quem foi Valença?
Conhecem o bairro Vila Valença em São Vicente? Pois bem, no início do século XIX, José Francisco Valença, um português natural da Província do Minho, era proprietário do Sítio Itararé, uma extensa área que compreendia grande parte do Itararé, da divisa com Santos até a hoje conhecida avenida Presidente Wilson em São Vicente, e seguia até a Antônio Emmerick fazendo quase divisa com a hoje Zona Noroeste de Santos. Um baita terrenão!
Valença faleceu em 1847 e no ano seguinte foi aberto o seu testamento. Por testamento, Valença deixou registrado dois herdeiros: Margarida Ignez do Amparo, uma amiga próxima; e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos que, após o falecimento de Margarida, incorporou ao seu patrimônio a sua parte.
Foi até hoje a maior doação que a Irmandade recebeu de um benfeitor.
Quando a Santa Casa construiu sua atual sede, em meados da década de 1940, se viu obrigada a desenvolver um programa de reforma e atualização de seu patrimônio, já que o novo prédio despendeu grandes fortunas.
Foi aí que a Irmandade começou a vender terrenos na praia do Itararé para as incorporadoras e deu sequência ao loteamento criando a “Vila Valença” na década de 1950.
Com o dinheiro arrecadado, demoliu os considerados “velhos e antiquados prédios” que possuía no centro de Santos para construir prédios modernos com o objetivo de geração de renda.
Um dos primeiros a serem construídos foi o Edifício José Francisco Valença, com seis pavimentos mais lojas no térreo. Há poucos anos o edifício, ainda de propriedade da Santa Casa, foi desocupado e passou a funcionar como arquivo da instituição.