Descrição
Um clássico dos anos 80
O Edifício Jardins de Franca foi projetado pelo arquiteto João Kon, ainda à frente da Construtora Diâmetro, no início da década de 80. Implantado em uma localização ímpar: a duas quadras do Parque Trianon e ao lado de vias importantes, como as Avenidas Nove de Julho e Paulista.
A composição da fachada fundamenta-se no equilíbrio entre as linhas verticais e horizontais, proveniente das proporções regulares. As sacadas e os armários embutidos, posicionados como corpos salientes em balanço, são paralelepídedos protendidos, idênticos a todos os pavimentos.
A decisão de avançar os armários no plano frontal, combina estética e funcionalidade: além de contribuir plasticamente, também ampliam o espaço interno dos dormitórios.
As esquadrias, de vidro e alumínio, contam com persianas corrediças engenhosamente conjugadas para proteger os apartamentos da insolação direta.
O alto gabarito do prédio, com 18 andares, é atenuado pela presença de tons neutros, em contraste com as vigas de concreto aparente e o forro de madeira, presente nas sacadas.
A circulação vertical está posicionada na porção central do edifício, os elevadores sociais atendem as unidades duas a duas e o de serviço é compartilhado.
O desenho dos pilares, trapézios invertidos, delimitam pequenos jardins na entrada do edifício. O projeto paisagístico também inclui canteiros delimitados por paredes revestidas com pedras, um painel na parede posterior do lote e ainda um espelho d’água, em formato circular, que pode ser utilizado como piscina.
O Edifício Jardins de Franca possui apartamentos com 70m² e coberturas duplex com 130m², incluindo piscina privativa. As unidades contam com 2 dormitórios e 1 ou 2 vagas.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi