Descrição
Localizado na Rua Mario Carpenter, o Edifício Jardim Vila Rica é formado por uma torre em “U” com 12 pavimentos, sendo 11 pavimentos tipo com 4 apartamentos por andar com 3 dormitórios cada.
O generoso recuo com belo jardim frontal é uma das principais características deste edifício. Projetado em 1955 pelo engenheiro-arquiteto Elbio Camillo, sócio da Construtora São Paulo, responsável pela construção do edifício, o Vila Rica contou com a participação do engenheiro Roberto Rossi Zuccolo, que ficou responsável pelo projeto de sondagem e fundação do empreendimento.
O nome do edifício é em homenagem a uma área entre os bairros Gonzaga e Boqueirão, conhecido como Vila Rica, nome esse utilizado pelo mercado imobiliário em franca expansão desde meados de 1940. Outra curiosidade é que na década de 1950, havia uma campanha de embelezamento e modernização daquela área da cidade. Após a construção de um edifício, o proprietário deveria assumir o compromisso da colocação de um luminoso com letras em grandes proporções, modelo fixado pela prefeitura, com o nome do prédio.