Edifício Jardim América

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Um autêntico jardim secreto

A entrada discreta, no número 3064 da Rua da Consolação, entre as Alamedas Tietê e Franca, revela um prédio esbelto e imponente, projeto arquitetônico assinado por Miguel Juliano, ainda no escritório Botti Rubin, em ano de 1974, cuja construção foi realizada pela Yázigi, em 1976.
O edifício, com térreo elevado, guarda um jardim suspenso e secreto ao olhar do pedestre. Privilégio que Burle Marx desenhou para ser desfrutado apenas pelos moradores e observado pelos vizinhos.
O recuo frontal foi utilizado como área comercial e na cobertura deste bloco foi implantado o jardim, que se estende como uma praça, onde canteiros sinuosos recebem espécies vegetais multicoloridas, harmonizam as curvas bem definidas com a ortogonalidade do projeto arquitetônico..
O edifício conta com grande afastamento em relação à rua, permitindo ao prédio alcançar maior gabarito, com 26 andares. O volume se destaca pelo rigor geométrico da fachada, com suas formas vigorosas e nítidas, uma construção simples, harmoniosa e equilibrada. Configurado como uma lâmina, três torres compõem um único prisma.
A presença visual dos pilares na fachada ressalta a verticalidade do edifício, a tonalidade avermelhada destes elementos, contrasta com o verde das venezianas e as cores suaves da vedação. As janelas, com caixilhos metálicos, foram dispostas em faixas longitudinais contínuas, a fim de receber maior insolação estão voltadas principalmente à Sudeste e à Noroeste, esta última com vista para a rua.

O edifício Jardim América apresenta duas configurações de planta, com 117m² e 150m² de área útil, 2 ou 3 dormitórios e 1 vaga.

 

Texto: Marina Miraldo

Revisão: Felipe Grifoni

Fotografia: Marcello Orsi

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Miguel Juliano
Construtor:
Yázigi
Ano da Construção:
1974
Endereço
Rua da Consolação, 3064
COLABORE
× Como posso te ajudar?