Edifício Jaraguá

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Localizado na esquina da avenida Conselheiro Nébias com a Rua Governador Pedro de Toledo, o Edifício Jaraguá se ergue com 10 pavimentos tipo sobre pilotis que liberam o térreo para a garagem.

O Jaraguá foi projetado e construído no final da década de 1950 pela construtora ARENA, assim como inúmeros edifícios na cidade. 

Apesar de ter passado recentemente por reforma que trocou o seu revestimento original, o seu térreo mantém-se original, com um belo painel figurativo, jardins e elementos escultóricos. Conforme consta no ARENA jornal, publicação impressa pela construtora entre os anos de 1963 a 1967, “temos sempre procurado amenizar os abruptos volumes de concreto, dando-lhes colorido e vida, através da aplicação de jardins, lagos, artificiais, esculturas, painéis figurativos…” (01/08/1964)

Por falar em elemento escultórico, o Jaraguá possui uma escultura de um indígena fazendo clara alusão ao Parque Indígena. Já ouviu falar?

Nas proximidades de onde hoje se encontra o Jaraguá funcionou por muito tempo uma chácara, com fama internacional: o Parque Indígena, mantido por Júlio Conceição

Inaugurado para o público em 1909, o lugar abrigava uma das maiores coleções de orquídeas do país. Perto de sua morte, as orquídeas ali mantidas foram adquiridas pela Municipalidade, que formou com elas o Orquidário Municipal.

Dizem que as palmeiras imperiais em frente ao prédio são dessa época. Procede?


Arquiteto:
ARENA – Arquitetura Engenharia Administração Ltda.
Construtor:
ARENA – Arquitetura Engenharia Administração Ltda.
Ano da Construção:
1958
Endereço
Avenida Conselheiro Nébias, Boqueirão
COLABORE
× Como posso te ajudar?