Descrição
O projeto do Conjunto Residencial Armando de Arruda Pereira, conhecido como Edifício Japurá, foi realizado nos anos 1940. Nesta época a cidade de São Paulo sofria significativas mudanças no processo de urbanização. A habitação social passou a ser bastante discutida em uma época que o país passava por uma transformação na questão da industrialização e desenvolvimento.
O conjunto foi destinado a habitação dos contribuintes do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI) que trabalhavam em indústrias localizadas nas proximidades do centro de São Paulo.
Foi projetado nos anos 1940 por Eduardo Kneese de Mello, arquiteto brasileiro importante para a história da arquitetura moderna no Brasil. Considerado um edifício de grande modular de grande porte, sendo o pioneiro na aplicação do conceito “Le Corbusier”.
Foram previstas unidades para pequenas famílias e unidades de solteiros, todas do tipo duplex. No primeiro, as salas e cozinhas que, na época, de acordo com o código de obras vigente, poderiam ter pé-direito reduzido, dois metros e meio. No segundo, os dormitórios, que tinham obrigatoriamente pé-direito de três metros.
O conjunto contou, na época, com um projeto paisagístico assinado por ninguém menos que Burle Marx, um dos maiores nomes do paisagismo moderno no Brasil.
Imagens: Marcelo Orsi