logo

Edifício Itália

QUERO TRABALHAR AQUI!

Descrição

Entre os séculos XIX e XX, a Praça da República era uma vasta região, porém distante do centro de São Paulo, mas a construção do Viaduto do Chá no ano de 1892 facilitou a ocupação de toda área até a Praça da República, formando o chamado “centro novo”.

Na primeira metade do século XX, São Paulo passou por intenso desenvolvimento industrial e urbano, e, ao tornar-se a maior cidade do país, presenciou um grande processo de urbanização e modernização, o que foi fundamental para a consolidação de grandes projetos arquitetônicos nas décadas seguintes, como o seu vizinho Copan (1951), o Parque do Ibirapuera (1954) e o MASP (1968).

O Edifício Itália fica ao lado do Copan na Avenida Ipiranga 344.
A idealização do edifício ficou a encargo da colônia italiana em São Paulo, através do Circolo Italiano, cuja sede situava-se no terreno onde fora construída a torre. Sua construção tinha grande importância simbólica para a colônia pois representava a ascensão social e economica dos imigantes italianos, que haviam começado no país nas lavouras de café e em meados do século XX já possuíam grande importância na formação cultural da cidade. Portanto, em 1953, a construtora Otto Meinberg deu início aos seus planos de construção do edifício, e para isso convidou alguns arquitetos para participarem da concorrência para elaboração do projeto para o prédio. A disputa foi realizada com os arquitetos Franz Heep, Gio Ponti e Gregori Warchavchik. Apesar de parecer o menos indicado para o trabalho, Heep venceu a concorrência (afinal, Gio Ponti era italiano e Gregori havia estudado em Roma, deixando Heep sem nenhuma ligação especial com os italianos, mandantes da obra).

O projeto começou a ser construído no início da década de 60, terminando em 1965, tornando-se um dos maiores edifício da cidade até então. O edifício foi dotado de uma escada de emergência externa, tendo em vista a ocorrência de grandes incêndios na cidade, durante a década de 70, como nos edifícios Andraus e Joelma.

O edificio posse um terraço panoramico com restaurante e bar onde è possível admirar a cidade inteira pelo alto. E’ considerado o mirante mais belo da cidade.

+Infos: http://www.terracoitalia.com.br/

Em seu terreo e mezanino estão presentes o Teatro Italia e o Circolo Italiano

+Infos: http://teatroitalia.com.br/ / http://www.circoloitaliano.com.br/

O Edifício Itália em números:

165 m 1 (151 m 1 a partir do nível da rua)
19 elevadores;
46 pavimentos;
52 mil metros quadrados de área construída;
Capacidade para dez mil pessoas;
Capacidade para população flutuante de 25 mil pessoas;
4 mil janelas na fachada do prédio, com 6 mil metros quadrados de vidro;
Peso total da torre de 38.660 toneladas;
Fundação feita sobre 276 estacas.
Latitude=-23.5483405943, Longitude=-46.6428655568

Durante a obra foram utilizados:

14 mil metros cúbicos de concreto;
150 mil sacos de cimento;
2,5 milhões de tijolos;
100 mil sacos de cal.

Fotos : Milena Leonel

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edifício_Itália

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?