Edifício Iporanga

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Pra quem pensa que o surgimento de apartamentos pequenos, entre 20 e 40 metros é algo ligado a modernidade e a falta de terrenos, lá vai uma historinha.

Entre 1940 e 1950, Franz Heep projetou vários prédios de quitinetes.
Isso era dado sim pela falta de espaço, mas também por uma mudança de costumes que já ia acontecendo na época.
As pessoas costumavam viver mais a cidade e menos as casas.
As saídas para festas, cinemas, restaurantes eram sempre mais frequentes e a casa perdeu aquela centralidade de lugar onde tudo acontecia e onde tudo se fazia.
As pessoas queriam morar perto do local de trabalho e desfrutar o próprio tempo livre com atividade “na rua”, e pra fazer isso estavam dispostas a renunciar a parte do espaço doméstico.

Entre os seus projetos de quitinetes, destacam-se os edifícios Marajó, 1952, Normandie, Arapuan, Icaraí e Maracanã, 1953, Araraúnas, 1955, e Arlinda, 1959.

Como observa o pesquisador Marcelo Consiglio Barbosa, esses projetos têm alguns elementos recorrentes, que constituem a marca registrada do arquiteto: “caixilharia com ventilação cruzada nas partes superior e inferior; floreira e lâmina de concreto, geralmente curva, que separa externamente as unidades habitacionais; os terraços, que protegem os apartamentos da insolação excessiva; o apartamento com planta bem resolvida, que, apesar de diminuta, possuía living-dormitório, armário embutido, banheiro e pequena cozinha. Esses edifícios apresentavam ainda características similares de planta, geralmente com unidades dispostas lado a lado, com acesso por corredor único e circulação vertical destacada do corpo da edificação”.

Neste caso, aqui mostramos o Iporanga, construído em 1956, na Av. Ipiranga, no encontro com a Rua da Consolação.

Possui lojas no térreo e dezoito andares residenciais acima, com 6 apartamentos em cada andar, com metragens e configurações que variam de acordo com a posição da unidade. E todos os apartamentos são situados de frente, voltados para a rua, permitindo belas vistas do centro da cidade.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa444379/franz-heep

Fotos: Milena Leonel

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Adolf Franz Heepf
Ano da Construção:
1956
Endereço
Av. Ipiranga, 84 - República
ficha arquiteto COLABORE
× Como posso te ajudar?