Descrição
O Edifício Ibirapuera, projetado em 1955, foi incorporado e projetado por membros da família Jafet, uma família de origem libanesa que se estabeleceu em São Paulo no final do século XIX. Os Jafet foram pioneiros na industrialização de São Paulo, criando um dos maiores grupos empresariais familiares do Brasil.
Pronto em outubro de 1957, o Ed. Ibirapuera ganhou destaque nas páginas da Revista Acrópole, enfatizando as escolhas dos responsáveis pelo projeto: “Muito embora a situação privilegiada do terreno permitisse um aproveitamento quase total no que respeita a área construída, os projetistas sacrificaram o número de apartamentos, que poderia ser maior, preferindo evitar os ‘poços’ de iluminação e ventilação em ao mesmo tempo obter apartamentos isolados ao máximo entre si.”
Com aproveitamento comercial no térreo mais 9 pavimentos tipo o Edifício Ibirapuera possui 3 unidades por andar. Uma característica marcante são as unidades de frente para a Rua Dr. Rafael de Barros, que foram contempladas com varandas.