logo

Edifício Holiday

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

“Emoldurado pela paisagem da mais linda praia, o seu Apartamento!”

Jornal A Tribuna 09 julho 1961.

Marco na paisagem da divisa entre Santos e São Vicente, o Holiday foi implantado sobre as rochas graníticas do maciço de São Vicente, no bairro do José Menino.

Sua arrojada concepção arquitetônica, com curva possivelmente inspirada no Copan, o edifício chama a atenção pela sua grandiosidade.  São 18 mil m² de área construída, com 18 pavimentos destinados às mais de 400 unidades habitacionais, todas com vista para o mar,  contendo  vestíbulo, living, dormitório, banheiro, cozinha e área de serviço.

Para a área de lazer foram construídos na rocha dois lagos artificiais com cascata.  O excedente de material retirado do morro era vendido no local e anunciado como “excelentes pedras para alvenaria de primeiríssima qualidade”.

Entregue 1 ano após o Golpe Militar em 1964, a publicidade no jornal local define a construção como “símbolo de luta e a vitória sobre um período conturbado da vida social e política de nosso país”.

Segundo Jaqueline Fernández Alves no artigo O Moderno Santista, a ARENA, construtora e incorporadora do Holiday,  foi “uma das construtoras mais prestigiadas da Região Metropolitana da Baixada Santista, com profissionais formados nos bancos da Faculdade Mackenzie. A ARENA – Arquitetura Engenharia Administração Ltda. foi de propriedade de Labate, Corrêa da Costa & Furegatti e Dâmaso Montero Esteves, três escritórios que se uniram para formar a maior construtora da região naquele período.”  Visto que em 1965, ano da entrega do Edifício Holiday, a ARENA entregou na cidade mais 14 edifícios.

Texto : Mario Rodrigues Jr


Arquiteto:
ARENA – Arquitetura Engenharia Administração Ltda
Ano da Construção:
1965
Endereço
Avenida Presidente Wilson, Bairro José Menino
COLABORE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?