Descrição
Estilo internacional, expressão brasileira
A Praça Vilaboim é referência para o icônico Edifício Louveira, mas poucos sabem que, na mesma quadra, há um elegante projeto assinado por Henrique Alexander e Jorge Zalszupin. Trata-se do Edifício Helenita.
Construído na década de 60, o prédio é composto por uma torre monolítica, sustentada por pilotis hexagonais revestidos em mármore, e possui apenas 16 apartamentos, sendo um por andar, com plantas regulares de 426m².
O edifício apresenta diversos elementos que remetem ao estilo internacional, instituído por Mies van der Rohe. Além das esbeltas vigas metálicas na fachada, onde se alternam as janelas em fita, o acesso é protegido por uma marquise suspensa e uma passarela sobre um espelho d’água que conduz ao hall de entrada, configurado como uma caixa de vidro.
Apesar das várias referências à obra do arquiteto alemão, o intenso tom de azul escolhido para a fachada, o mesmo da bandeira nacional, constitui uma forte expressão brasileira. Uma marca de Zalszupin em suas obras como arquiteto e designer.
Ficha Técnica:
Nome: Edifício Helenita
Ano de construção: 1962
Projeto: Henrique Alexander e Jorge Zalszupin
Endereço: Rua Piauí, 1167 – Higienópolis
Texto: Felipe Grifoni
Fotos: Carolina Mossin