Descrição
O Edifício Grande São Paulo foi entregue em 1976 pela construtora santista Metromar Engenharia e Comércio Ltda. Na época, a Metromar se classificou, de acordo com a revista técnica Dirigente Construtor, como a 11ª incorporadora do Brasil e a 4ª do Estado de São Paulo.
Projetado pelo arquiteto Israel Galman, o Edifício Grande São Paulo seguiu a mesma concepção volumétrica do Edifício Suzana, seu projeto de 1957, localizado na Rua Bela Cintra, na capital paulista. A fachada frontal, quase cega, exibe simplicidade, com apenas apenas uma abertura. Já as faces laterais se destacam, de um lado os cobogós, e do outro, as janelas saltam diagonalmente do corpo do edifício, no caso santista, se voltando para o mar.
O edifício possui apartamentos de 2 dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Além disso, o Grande São Paulo foi entregue com áreas de lazer, incluindo salão de festas, sala para TV, jogos e recreação infantil. Esse diferencial foi ressaltado pela Metromar nos anúncios publicitários da época, chamando o Grande São Paulo de “prédio humanizado”.