Descrição
Harmonia entre “forma e espaço”
Implantado em um lote de esquina, o conjunto formado pelas torres Gemini I e II foi projetado pelo Arquiteto Eduardo de Almeida na década de 70. Seus diferentes recuos determinam o uso do térreo: no primeiro, onde se localiza a entrada, há um jardim, e no segundo, voltado para a rua lateral, uma praça acima da garagem.
Os volumes, suspensos por pilotis, possuem quatro apartamentos por andar, posicionados ao redor de um hall central com elevadores e escadas. Os dez pavimentos apresentam a planta tipo com 80m², distribuídos em unidades de dois dormitórios. As fachadas regulares, com janelas piso-teto alternadas entre estruturas de concreto armado e vedação em tijolos aparentes, expressam a racionalidade dos espaços internos, sem abrir mão da estética. O arquiteto teve o cuidado de também projetar as áreas comuns seguindo as linhas dos edifícios. Desenhou floreiras, bancos e brinquedos que compõem o playground. Construído pela Formaespaço, teve os halls de entrada ambientados com mobiliário da Forma, e ainda conservam algumas peças originais, como as icônicas poltronas Bertoia. A qualidade arquitetônica do projeto foi reconhecida com a premiação do IAB, em 1974, na categoria de habitação coletiva, e mantém seu brilho, graças aos moradores conscientes da beleza do conjunto.
Ficha Técnica:
Nome: Edifícios Gemini I e II
Ano de construção: 1968
Projeto: Eduardo de Almeida
Construtora: Formaespaço
Endereço: Rua Graúna, 419 – Moema
Referência:
http://arquivoeduardodealmeida.com/48-edificio-gemini/ – Outubro 2017
XAVIER, Alberto/ LEMOS, Carlos/ CORONA, Eduardo – Arquitetura Moderna Paulistana, Editora PINI – 1º Edição, São Paulo 1983
Texto: Felipe Grifoni
Fotos: Emiliano Hagge