Descrição
Você já parou por alguns minutos e ficou olhando o grau de inclinação de alguns edifícios da orla de Santos?
Um dos que mais chamam a atenção é o Edifício Excelsior, mais conhecido como Torto, por ter abrigado um tradicional bar da cidade, o Bar do Torto. O nome do estabelecimento se estendeu ao edifício, que desde a sua inauguração começou a apresentar o fenômeno conhecido como recalque.
O edifício Excelsior foi constituído por uma torre em forma de L, conectado a outro prédio destinado à garagem. A torre de apartamentos possui pavimento térreo com lojas e dois halls de entrada, cada loja com uma sobreloja e 17 pavimentos tipo com seis apartamentos por pavimento. Já a torre com garagens, já demolida, nunca chegou a operar, pois o problema de inclinação impedia a instalação de elevadores.
O Excelsior começou a ser construído no final da década de 1960 e, quando a décima primeira laje estava em obras, o prédio já sofria os efeitos do recalque. Em 1970, o edifício com 17 andares – a planta inicial, aprovada em 1965, previa a construção de somente 12 andares, – recebia o habite-se da Prefeitura, apesar de já apresentar inclinação de 70 centímetros.
Em junho de 1977, após laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, o edifício foi parcialmente evacuado, e somente em 1979, após a fundação do prédio ter sido recuperada com a utilização de estacas-raiz, ele foi liberado definitivamente.