Descrição
Tem uma quadra na Rua Cincinato Braga que guarda uns belos exemplares da década de 1950 muito bem conservados. Vamos neste post chamar a sua atenção para o Edifício Etal. Já gastou uns minutinhos observando este edifício?
Ainda desconhecemos a sua autoria (alguém se habilita?), mas encontramos no Jornal O Estado de São Paulo de 25 de setembro de 1954 o anúncio de um apartamento “em luxuoso prédio recém-construído”.
Vejamos o que ele oferecia: “vestíbulo, 3 bons dormitórios, banheiro completo em cores, lavabo, rouparia, amplo living, jardim de inverno, sala de jantar, sala de almoço, cozinha, grande área de serviço quarto e wc de empregada e garagem individual”
Formado por um torre única, quase lindeira a calçada, separada apenas por um bela marquise com colunas em “V”, o Etal possui 11 pavimentos. Com garagem subterrânea, o corpo do edifício ocupa quase que totalmente o lote. De tão bem conservado, o revestimento que cobre a superfície da fachada principal nos dá a impressão que foi recentemente colocado. Não esquecendo de mencionar os seus jardins de inverno, como eram chamadas as varandas, que recuados do volume principal do edifício dão um movimento especial à sua fachada.