Descrição
Um ícone Moderno na Alameda Santos
O Edifício Embaixador chama atenção do olhar de quem quem passa pela esquina da Alameda Santos com a Rua Padre João Manuel. O anúncio publicado no jornal O Estado de São Paulo em 1953, ressalta os aspectos luxuosos do projeto, concebido pela dupla de arquitetos “Dau & Corsi”.
O prédio, um ícone da Arquitetura Moderna no bairro, apresenta elementos clássicos como pilotis, janelas em fitas horizontais e painel artístico no térreo.
A fachada frontal, orientada a Nordeste, é composta por uma sucessão de janelas do tipo “ideal”, que recebem abundante iluminação natural. A abertura, através do sistema de guilhotina, tem dupla função: proteger do sol e preservar a intimidade dos moradores.
A presença das cores vivas na fachada, ressalta o branco dos elementos estruturais, o amarelo dos peitoris contrasta com o azul intenso das janelas. Enquanto os pilares revestidos com pastilha em cinza dialogam com as cores sóbrias do hall social.
O térreo contém um jardim permeado pelos pilotis, cujas formas sinuosas garantem uma transição sutil entre calçada e edifício.
O Edifício Embaixador possui duas configurações de planta, com 2 ou 4 dormitórios, esta última com 170m² de área útil e 1 vaga.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi