Descrição
Você sabia que onde hoje se encontra o Edifício dos Bandeirantes havia um hotel inaugurado em 1922?
Construído no começo dos anos 1920 e inaugurado em 1922, o Hotel dos Bandeirantes foi um empreendimento idealizado pelos empresários Miguel Angrisani e Vicente Francisco dos Santos Cruz. O edifício, com arquitetura eclética, possuía 3 pavimentos, sendo o pavimento térreo, constituído de sala de refeições, cozinha, despensa, rouparia e sala de refeições dos funcionários, além de cassino para a diversão dos hóspedes.
Nos andares primeiro e segundo concentravam-se 60 quartos. Uma curiosidade é que no primeiro andar, para quem não abria mão de viajar com seus próprios empregados, encontravam-se pequenos quartos para abrigá-los.
Em 1961, após a venda do hotel, a construção já se encontrava bastante deteriorada. É possível encontrar anúncios no Jornal A Tribuna de leilões dos bens materiais, como por exemplo: “um elevador, capacidade para 5 pessoas, um conjunto de vidro para sacada, telhado, caibro, vigas, tijolos, portal, janelas, vitrôs, ferro, canos, lavatórios…” Jornal A Tribuna 13 junho de 1961.
Na sequência o hotel é demolido e inicia-se a construção do empreendimento da Construtora Arena: O Edifício dos Bandeirantes. Em homenagem ao antigo hotel, o Bandeirantes é formado por uma torre única com 9 pavimentos tipo mais térreo com lojas e sobrelojas. Entregue no final dos anos 1960, foi a obra nº 176 de uma das maiores construtoras que a Baixada Santista já teve.
Não podemos deixar de mencionar que o terreno onde se encontra o Edifício Belvedere, ao lado do Bandeirantes, também era um hotel, mas aí contaremos a história em outra postagem…