Edifício Dante e Beatriz

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Em 1953 surgia na cidade de São Paulo, a ORBAN – Organização Bandeirante. Durante aproximadamente seus primeiros 3 anos, a empresa atuava com compra e revenda de imóveis. A partir de 1957, a empresa passou a atuar na área de incorporação, atuando com ousadia e determinação, marcando assim sua história.

Usando em seu logotipo a obra “O monumento as Bandeiras” do escultor Victor Brecheret, a ORBAN prestava assim, uma homenagem aos Sertanistas, que no século XVI contribuíram com a expansão do território brasileiro. E trazendo para nossa época, a ORBAN contribuiu e muito, desde o seu surgimento, com a expansão de São Paulo.

Durante seu crescimento, surgiu a frase que marcou a empresa: “A ORBAN vendeu uma cidade”. Tirando um pouco do exagero da frase, é verdade que a Organização Bandeirante marcou muito durante sua existência, pois construiu simultaneamente diversos empreendimentos, contribuindo com o crescimento da cidade de São Paulo.

Em seu portfólio, a ORBAN conta com uma linha de edifícios que homenageavam grandes Operas, ficando conhecido como a série Líricos. Estes edifícios tinham como característica um painel de azulejos pintados à mão, em seu hall de entrada, painéis estes feitos pela Cerâmica Artística Barbosa Ltda. Estes painéis, remetem a opera que nomeia o edifício em questão. Além disto, os edifícios também foram contemplados com um puxador em formato de clave de Sol na cor dourado, em sua porta de entrada. São detalhes que enriquecem a história do prédio e fazem nossos olhos brilharem.

EDIFÍCIO DANTE E BEATRIZ

Antes de mais nada, uma curiosidade: originalmente, o Edifício se chamaria “Conjunto Residencial Paraíso”. O motivo pelo qual foi batizado de Dante e Beatriz, não sabemos, porém, faz uma clara homenagem ao Poeta Dante Alighieri, considerado por muitos como o maior poeta da língua italiana.

Aliás, muitos perguntam o motivo de além do nome de Dante, ter também Beatriz no nome do prédio. Segundo a história, a musa de Dante chamava-se Beatrice Portinari, sendo que ela foi a inspiração do poeta, para a criação da personagem Beatriz no poema “La Divina Commedia” (A Divina Comédia).

Localizado no bairro da Vila Mariana, mais precisamente na Rua José Antônio Coelho 889, o edifício foi entregue nos anos 70. Sua fachada remete bastante ao movimento modernista da época, com formas geométricas bem destacadas.

Pavimentos: 17

Pesquisa: Thiago Fraiha

Fotos: Rafael D’Andrea

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Construtor:
Orban
Incorporador:
Orban
Ano da Construção:
1977
Endereço
Rua José Antônio Coelho 889
COLABORE
× Como posso te ajudar?