Edifício Conde Sílvio Penteado

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O Edifício  Conde Sílvio Penteado, originalmente conhecido como Edifício Vila Normanda, tem uma história fascinante ligada à sua localização privilegiada no coração de São Paulo. Projetado no início dos anos 50 pelo renomado Escritório Técnico Capote Valente, comandado pelo arquiteto Antônio José Capote Valente e os engenheiros Ricardo Capote Valente e Ricardo Capote Valente Jr., o edifício surge onde antes existia a Vila Normanda.

A Vila Normanda foi construída pelo Conde Sílvio Penteado por volta de 1930, ocupando uma área entre as atuais Av. São Luís e a Epitácio Pessoa, onde hoje se destacam os edifícios Itália e Copan. Composta por dois prédios de apartamentos e quatro pares de casas geminadas, a vila tornou-se uma das localizações mais valorizadas da cidade, disputada intensamente pelas construtoras nas décadas seguintes.

No início dos anos 50, parte da Vila Normanda foi demolida para dar lugar ao edifício de apartamentos que mais tarde seria batizado em homenagem ao Conde Sílvio Penteado. A maior parte do conjunto restante foi demolida em torno de 1960, para abrir espaço aos edifícios Vila Normanda e Investimento.

O Edifício  Conde Sílvio Penteado se destaca na paisagem urbana da Avenida São Luís com seus 19 pavimentos. No térreo, abriga quatro lojas, duas voltadas para a avenida e duas para a galeria interna, contribuindo para a permeabilidade da quadra e refletindo a fluidez dos espaços tão valorizados pelo modernismo da época.

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

× Como posso te ajudar?