Edifício Conde Matarazzo

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Foi projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, a mando do empresário Francisco Matarazzo Júnior, e abrigou por anos a sede de suas indústrias. O projeto possui estilo neoclássico simplificado, desenvolvido por Piacentini e largamente utilizado na Italia nos anos 30, utilizando simbologia da época do Império Romano e que foi também adotada pelo regime fascista. O prédio tem 14 andares e 27.800 m² de área construída.

O prédio serviu como sede das Indústrias Reunidas F. Matarazzo desde sua inauguração, no final da década de 1930, até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi.

Mediante acordo feito como o Banespa, o edifício foi cedido à prefeitura como parte da negociação da divida de R$ 885 milhões que a extinta CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) tinha com esse banco, até então proprietário do prédio. Ficou acordado que o município passaria a dever R$ 156 milhões, a serem pagos em quatro anos para o novo Banco Santander Banespa, que em contrapartida ganhou o direito de competir pelas contas dos funcionários públicos .

Este Edificio remete ao estilo Arquitetonico Fascista que foi criado sobe demanda de Benito Mussolini na dedada de 30 durante a Exposicao Universal em Roma em uma região que ainda hoje leva este nome, somente que abreviado para EUR.

O edifício leva em sua fachada três “M” esculpidas na pedra que simbolizam a união fascista entre os dois mundos do Dux Mussolini com os condes Martinelli e Matarazzo.
Outra curiosidade è que estas letras estão exatamente em cima das sacadas do edifício, esta também pode ser considerada uma forte analogia com o fascismo já que a sacada foi um dos simbolo do fascismo. Este era o local onde Mussolini fazia seus discurso da sacada da Praça Veneza em Roma.

Curiosidade: No Local ficava o famoso hotel La Rotisserie Sportsmen, onde varias celebridades da época se hospedaram em sua vinda a São Paulo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edifício_Matarazzo

Fonte (2) : http://netleland.net/tag/edificio-matarazzo

Veja o telhado verde “do prefeito” : http://www.youtube.com/watch?v=0YW0U6XuWfc

Fotos: Milena Leonel

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to hello@quadlayers.com

× Como posso te ajudar?