Descrição
No ano de 1940, a Prefeitura Municipal de Santos decretou em seu diário oficial um concurso anual que premiaria os edifícios mais belos da cidade. Consideravam-se inscritos todos os prédios novos que tivessem recebido habite-se durante o ano anterior, qualquer que seja a data em que tenha tido início a construção, desde que tenham obedecido o projeto regular, previamente aprovado pela municipalidade.
Eram 3 categorias:
-
Residências individuais
-
Residências populares ou operárias
-
Edifícios comerciais
Em 1942, a sede da Cia. Leme Ferreira, comissária e exportadora de café, ficou em primeiro lugar na categoria edifício comercial.
Projetado pelo engenheiro Sylvio Passarelli, a casa comercial ainda resiste na rua do Comércio, embora tenha passado por algumas alterações em sua fachada. A Sociedade Construtora e de Imóveis “Sylvio Passarelli” foi fundada em 1932, na cidade de Santos, iniciando as suas atividades no setor de residências e galpões de café. Em 1950, a empresa estabeleceu sua sede na cidade de São Paulo, onde continua atuando até hoje.
Seu fundador, Sylvio Passarelli, também responsável pela construção do Orquidário e Aquário de Santos, faleceu em 2001 deixando um rico legado para a cidade.