Descrição
O Edifício Cambuí está localizado na esquina da Rua Carlos Affonseca com a Mário Carpenter, no tradicional Bairro Gonzaga.
Projetado pelo arquiteto santista Sylvio Sandall Pires (FAU – Mackenzie – 1955), o Cambuí possui 12 pavimentos tipo com 3 apartamentos, de 2 a 4 dormitórios.
Implantando em um lote de esquina, o edifício foge da monotonia com sua torre sinuosa, atraindo o olhar dos transeuntes. A sucessão de janelas e peitoris marcam a horizontalidade. E por falar em janelas, as do living, piso-teto, oferecem farta ventilação e iluminação natural. As originais eram de alumínio da Cia Brasileira de Construção Fichet & Schwartz, enquanto as dos dormitórios eram de peroba rosa.
A sua construção foi iniciada em 1962 e finalizada em 1964, ficando a cargo da Sociedade de Engenharia Lima & Otero Ltda, que entregou na cidade outros empreendimentos, como por exemplo o Edifício Núncio Malzoni, do mesmo arquiteto, no bairro Boqueirão; o Edifício São Marcos, na Gov. Pedro de Toledo; o Edifício Itambé, um dos “pé na areia” do José Menino; o Sanvi na Ilha Porchat em São Vicente; entre outros.
Em 2018 o Edifício Cambuí passou por um processo de modernização. Além da troca das esquadrias, o seu revestimento anterior, constituído por pequenas pastilhas de cerâmica, foram substituídas. O condomínio perdeu também as belas escadarias em balanço que davam acesso às duas entradas sociais.