Descrição
Projetado em 1951, o Edifício Califórnia está localizado na Rua Barão de Itapetininga, com acesso também pela Rua Dom José de Barros.
O projeto buscou atender às novas demandas do mercado imobiliário, visando ao máximo aproveitamento do lote e obedecendo à nova legislação da época, que mudará os parâmetros de ocupação. Devido às dificuldades no atendimento à legislação, o prédio levou cerca de quatro anos para ser aprovado na Prefeitura.
Durante a construção do Califórnia, Niemeyer teve o jovem arquiteto Carlos Lemos responsável pelo detalhamento e execução das obras. Essa parceria teve como a mais importante realização o complexo do Parque Ibirapuera (1954). A dupla se desfez em 1957, quando Niemeyer fechou o escritório paulistano para se dedicar a Brasília.
Uma das principais características do Edifício são os pilares em “V”, marca de Niemeyer, que marcou tendência e moda na década de 50.
Sua galeria comercial, que já foi considerada um dos lugares mais charmosos da cidade, abriga um grande painel de pastilhas criado por Cândido Portinari. Inicialmente o painel seria figurativo, com representação de bandeirantes e indígenas. Com a construção quase pronta, Lemos cobrou o artista, que por falta de tempo, executou uma composição abstrata.