Edifício Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Descrição

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955, com uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira e ao relacionamento Brasil-Japão – organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. 

Em 1958, o ápice do cinquentenário da imigração japonesa foi comemorado com um desfile de carros alegóricos alusivos à cultura japonesa, organizado pelo Bunkyo, no Vale do Anhangabaú e lançamento da pedra fundamental do edifício-sede da entidade, à Rua São Joaquim, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

A primeira etapa de construção do Edifício Bunkyo foi finalizada em 1963. Na fase inicial, foram erguidos quatro andares, sendo posteriormente acrescentados mais cinco andares, totalizando 11 andares no edifício atual, abrangendo cerca de 18.000m². Em 1988, foi adicionado um prédio anexo, compreendendo um ginásio esportivo, um auditório com 180 lugares, uma biblioteca, uma sala de exposições e estacionamento com capacidade para 110 carros.

O Edifício Bunkyo oferece dois auditórios – o Grande Auditório, com capacidade para 1.100 pessoas, e o Pequeno Auditório, para 200 pessoas. Além disso, conta com um salão nobre para cerimônias, três espaços de exposições distribuídos no hall de entrada do Grande Auditório, no 1° subsolo e no prédio anexo, três salas de reuniões (uma no 1º andar e duas no 2º andar) e um ginásio esportivo.

E você sabia que no  7º ao 9º pavimento funciona o Museu da Imigração Japonesa? Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Takeshi Suzuki
Incorporador:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Ano da Construção:
1963
Endereço
Rua São Joaquim, Liberdade
COLABORE
× Como posso te ajudar?