Edifício Barão de Mauá

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Originalidade edificada

Localizado no coração do Jardins, próximo ao Clube Paulistano, na Alameda Lorena em via paralela à badalada Rua Oscar Freire, o Edifício Barão de Mauá apresenta soluções arquitetônicas requintadas do arquiteto Roger Zmekhol.
Concluído em 1972, pela construtora Anfab, o edifício se destaca pelos dois extremos: o forro de madeira inclinado no térreo e as pérgulas em concreto, na cobertura.
O projeto, de configuração tipicamente Moderna, conta com estrutura independente, garantindo flexibilidade no desenvolvimento da planta e possui térreo livre, entre pilotis. O sistema estrutural desempenha um papel decisivo na composição, com uma estratégia volumétrica que contribui para a leveza do conjunto: o edifício parece pousar sobre os pilotis revestidos em fulget, recuados em relação ao perímetro dos pavimentos-tipo, delimitam a vedação de vidros fumê das áreas comuns e abrem espaço para vagas de automóveis. Na cobertura do prédio, um conjunto de vigas e pilares surpreende pelo aspecto inesperado de sua completa exposição, alterando a percepção sobre a fisionomia do volume.
A grande profundidade do lote permitiu ao arquiteto dispor as áreas íntimas e sociais voltadas para as laterais, a fim de obter maior iluminação natural para os ambientes. As persianas basculantes instaladas horizontalmente no eixo central dos andares, associadas à janelas corrediças, controlam a insolação das faces Noroeste e Sudeste.
A fachada frontal possui apenas uma linha vertical de esquadrias, suas paredes brancas colaboram com a intenção plástica do prédio, ressaltando os recortes em ângulos oblíquos no pavimento térreo.
O paisagismo é discreto, restrito a um pequeno jardim frontal e um canteiro, que envolve uma escultura posicionada entre o portão de entrada e o hall social.

O Edifício Barão de Mauá é constituído por apartamentos de 220m² de área útil, com 3 dormitórios e 2 vagas.

 

Texto: Marina Miraldo e Felipe Grifoniv

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Roger Zmekhol
Construtor:
Anfab
Ano da Construção:
1972
COLABORE
× Como posso te ajudar?