Edifício Atlanta

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O primeiro “Heep” da cidade

Aos que pensam que o surgimento de apartamentos pequenos, entre 20m² e 40m², é algo ligado à modernidade e à falta de terrenos, lá vai uma historinha: entre 1940 e 1950, o arquiteto de origem alemã, Adolf Franz Heep, projetou vários prédios de quitinetes. Isso era sim devido à falta de lotes grandes (especialmente nas áreas centrais), mas também por uma revolução de costumes que já estava acontecendo na época. As pessoas costumavam aproveitar mais a cidade e menos as casas. As saídas para festas, cinemas e restaurantes eram sempre mais frequentes, e a casa estava perdendo aquela centralidade de lugar “onde tudo acontecia”. As pessoas queriam morar perto do local de trabalho e desfrutar do próprio tempo livre com atividades “na rua e da rua”, e para fazer isso, estavam dispostas a renunciar à uma parte do espaço doméstico. Construído entre 1945 e 1949, o Edifício Atlanta foi o primeiro prédio do arquiteto em São Paulo e representa um ótimo exemplar desta mudança. Com apenas dois apartamentos por andar, Heep projetou os móveis da cozinha para deixá-la o mais funcional possível, reduzindo ao mínimo o seu espaço de área útil. Nasciam assim as “Kitchenettes”, apartamentos com uma pequena cozinha (em razão disso o nome) e os ambientes de estar, jantar e dormitório integrados.
A iluminação é garantida por uma janela piso-teto que dá acesso à uma sacada (com concepção para também servir de banco) que tem vista para a Praça da República. A dimensão dos espaços é reduzida, mas o ambiente resulta em agradável e confortável por ser amplo, com pé direito alto e janelas “enormes”. Este e outros projetos realizados em São Paulo nas décadas de 40 e 50 são o reflexo do que o arquiteto estudou em Frankfurt e praticou depois em Paris, onde eram comuns construções com metragens reduzidas. Com o passar dos anos, o centro de São Paulo foi sempre se transformando mais em uma área quase que exclusivamente comercial. Foi assim que, esse como outros edifícios, foram convertidos para escritórios, uma vez que suas plantas eram facilmente adaptáveis para esta função.

 

Ficha Técnica:

Arquiteto / Projeto: Franz Heep
Finalizado: 1945-1949

Endereço: Praça da República 146, República

 

Referências:
http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v21n1/a09v21n1.pdf (Habitar a metrópole: os apartamentos quitinetes de Adolf Franz Heep, de Joana Mello de Carvalho e Silva)

 

Texto:

Matteo Gavazzi

 

Fotos:

Milena Leonel

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

× Como posso te ajudar?