Descrição
O Arpoador está na memória de muitos santistas e turistas que frequentam Santos desde a década de 1960. Isso porque no térreo do edifício se encontra uma das mais tradicionais choperias da cidade: o Bar Heinz.
O fundador do Heinz, o Karl-Heinz Misfeld, era amigo de um dos incorporadores do edifício, o Aisic Schvartz. Judeu de origem russa, já havia construído empreendimentos residências no Bom Retiro e em Santana, na capital paulista.
Foi em Santos que Schvartz, após comprar um terreno em parceria com familiares, que começou a história do Arpoador.
Em 1954 é lançado com o nome de Edifício Ana Maria. O projeto e construção ficariam a cargo do engenheiro santista Silvio Fernandes Lopes. Mas em 1956 já é possível encontrar publicidade nos jornais da época com o nome Arpoador. O que aconteceu neste ínterim ainda estamos a descobrir.
O Arpoador, com 100 apartamentos distribuídos em 10 pavimentos, foi vendido inicialmente para familiares e a comunidade judaica que em peso adquiriram unidades de veraneio no novo empreendimento.
Uma curiosidade é que onde se encontra o Heinz no início era uma salão de beleza, só anos mais tarde que a choperia se instalou e segue firme e forte.