Descrição
O Edifício Aristocrata está localizado à beira mar, na Avenida Vicente de Carvalho e é formado por uma torre com 16 pavimentos tipo. Todos os seus apartamentos possuem vista para o mar devido a Sua torre possui 16 pavimentos tipo e a sua implantação em L
O que agrada neste edifício são os detalhes. Sua face principal, voltada para a praia, apresenta grandes janelas que se encontram posicionadas à esquerda da estrutura; do outro lado, um painel de pastilhas predominantemente brancas com leves “pinceladas” coloridas que dão um toque especial à concepção plástica do projeto. Uma verdadeira obra de arte!
Outra característica do Aristocrata é a sua torre em “L”, que favorece a visão do mar para todas as unidades. Este volume é sustentado por pilotis que permitiram um tratamento especial à planta térrea, liberando este pavimento para o jardim e estacionamento.
De acordo com Jaqueline Fernández Alvez em sua dissertação de mestrado “Arquitetura à Beira-mar”, em meados da década de 1960, com o aumento das construções na orla e a intensa valorização dos terrenos marítimos, edifícios de alto luxo foram construídos para servir também a população santista, com programa arquitetônico que refletia a aspiração de uma classe social mais elevada com apartamentos de 3 a 4 dormitórios. O Aristocrata, assim como outros que surgiram no mesmo período, eram exemplos disso, com apartamentos que correspondiam à exigência de uma parte da camada social santista com alto poder aquisitivo.