Edifício Antônio Augusto Correia Galvão

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Um edifício com nome e sobrenome

O Edifício Antônio Augusto Correia Galvão está localizado na Rua Ministro Rocha Azevedo, no bairro Bela Vista. Formado por uma torre única que se encontra recuada em relação à calçada, o edifício possui 13 pavimentos. 

Mas o porquê de um nome tão pomposo?

Esse prédio foi batizado de Antônio Augusto Correia Galvão, em homenagem ao patriarca da família Correia Galvão. No final do século XIX, o  barão do café Herculano de Almeida Prado Correia Galvão, adquiriu uma gleba de 6 mil metros quadrados na Avenida Paulista. A casa que ficava no cruzamento com a Ministro Rocha Azevedo foi a terceira moradia a ser erguida na avenida. No local onde hoje se encontra o edifício era o grande quintal, mais precisamente a horta da família. Já o palacete ficava onde hoje se encontra o edifício do Banco Central. Em 1964, a família incorporou o edifício contratando o Botti e Rubin para executar o projeto em uma área de 2.000 m², na Rua Ministro Rocha Azevedo, nº 45.

Sua principal característica são os elementos de fechamento da sua face principal.  Distinção entre a estrutura de sustentação e os elementos de fechamentos é condição obrigatória nos projetos de Botti e Rubin, evidenciando a preocupação dos arquitetos na procura de soluções novas.

Os fechamentos foram produzidos em treliças de cedro presas diretamente nas colunas de concreto, por intermédio de dobradiças abrindo em sanfona. Já as janelas de correr foram produzidas em alumínio extrudado.

 

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Botti e Rubin
Construtor:
Botti e Rubin
Incorporador:
Conde Bonneval e Outros.
Ano da Construção:
1964
Endereço
Rua Ministro Rocha Azevedo, Bela Vista
COLABORE
× Como posso te ajudar?