Edificio Anita

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Anita era a mãe de Paquita.

Para os aficionados da historia da Arquitetura Paulistana e mais precisamente do bairro de Higienopolis essa informação ja vai fazer tocar algumas campainhas.

Acontece que o Pai de Paquita, era o Sr. Ostrowicz, dono, ate onde sabemos, de alguns terrenos na cidade de São Paulo, nos Bairros do Higienopolis, Jardins e Cerqueira Cesar.

Em dois desses logradouros seriam construídos os prédios que levariam os nomes de sua Esposa Anita e sua Filha Paquita (http://www.prediosdesaopaulo.com/paquita).

O projeto do Edificio Anita também seria encomendado ao escritório Luz-Ar Arquitetura & Construção do Arquiteto Alfred Duntuch e o resultado seria um prédio modernista com 2 aptos de 345 metros de área útil por andar(sendo 3 dormitórios com varanda na área dos quartos e uma ampla sala com quase 15 metros de cumprimento e incríveis janelas de parede a parede nesse ambiente).

Ao todo seriam mais de 20 andares.

Uma dimensão importante, que no projeto original previa 3 torres(2 menores no nível da rua, como pode-se notar nas fotos da Maquete ao final desse álbum), mas que no projeto final seriam reduzidas a uma única torre, recuada da Rua Haddock Lobo na altura do numero 403.

No lugar delas e com a mesma implantação das duas torres residenciais previstas surgiriam duas lajes de escritórios.

As razoes dessa mudança não são notas.

Ha quem diga no prédio que o dinheiro acabou, coisa não difícil de se acreditar frente a hiper-inflação do final dos anos 1950 e ha quem diga que os proprietários da torre dos fundos compraram os direitos sobre os aptos da frente para impedir que levantassem e perdessem sua vista e exposição ao sol.

Fica a duvida então sobre esse pequeno mistério. Um dos tantos segredos que fazem da Arquitetura Paulistana uma matéria tão fascinante.

Fotos : Carolina Mossin

UPDATE > Recebemos a mensagem a seguir logo apos a publicação do nosso texto.

Olá – obrigada pelo artigo do Edifício Anita. Eu cresci lá, primeiro na casa da frente, depois num dos apartamentos. O Sr. Joel Ostrowicz era meu avô (sou filha da Paquita). O motivo pelo qual houve a mudança de planos foi porque um amigo dele lhe disse que haveria uma devalorização dos apartamentos do prédio principal com os dois prédios de 10 andares cada na frente. Concordando com o amigo, meu avô decidiu construir as casas, apesar de que a fundação para as duas já havia sido feita e portanto comportaria um prédio como originalmente desenhado.

 

Sandra Lilienthal

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Alfred Duntuch
Construtor:
Luz-Ar Arquitetura & Construção
Ano da Construção:
1965
Endereço
Rua Haddock Lobo, 403 - Cerqueira César
COLABORE

Unidades disponíveis

Favoritar Apartamento de 345m2 com três dormitórios e uma super varanda na Haddock Lobo, próximo da Paulista em prédio icônico 

Icônico iluminado na Ha...

Vendido

345 m2/ 3 Quartos (1 Suite) / 3 Banheiros / 2 Vagas

Favoritar

Espaçoso a uma quadra d...

R$ 2.850.000,00

345 m2/ 3 Quartos (1 Suite) / 3 Banheiros / 2 Vagas

× Como posso te ajudar?