Descrição
O bairro de Perdizes guarda boas surpresas arquitetônicas para seus admiradores. O Edifício Águas Claras, projeto do arquiteto Carlos Bratke, é uma delas. Neste projeto, Bratke toma partido de um atípico recuo obrigatório em formato de círculo, com 16m de diâmetro. O resultado é uma fachada inovadora, com varandas que parecem “abraçar” a paisagem.
Com baixo gabarito, o Águas Claras é formado por um torre com apenas 8 pavimentos tipo. Seus apartamentos possuem refinamento no projeto , com soluções que passam longe do convencional. Um exemplo disso é o seu hall de entrada, que ao invés de um espaço enclausurado como de costume, encontramos um espaço iluminado com janela e vista.
Carlos Bratke foi responsável por construir parte do cenário considerável na Avenida Luis Carlos Berrini, na Zona Sul da capital. Foi presidente da Fundação Bienal de São Paulo, diretor do Museu da Casa Brasileira e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil. Filho do renomado arquiteto Oswaldo Bratke, foi também professor nas universidades Mackenzie e Belas Artes.