Descrição
Entregue em março de 1976, com três torres de 9 pavimentos-tipo, o Condomínio Residencial Village é de autoria do arquiteto Marlio Raposo Dantas e a incorporação e construção ficaram a cargo da Elacap.
O conjunto está localizado no Bairro Embaré, na esquina do Canal 4 com a Avenida Epitácio Pessoa. As 3 torres (Maison Bleu, Maison Blanch e Maison Rouge) encontram-se sobre uma base comum: o pavimento térreo, onde estão localizadas as áreas nobres e de recreação do condomínio, que estão acima do subsolo com 2500 m² de garagens.
Com 3 entradas independentes, os anúncios publicitários na época o descreviam assim:“Um verdadeiro recanto exclusivo, numa paisagem bem europeia. Village é o mais puro estilo Neo-Clássico. 3 dormitórios com terraços, sendo uma suite, 2 banheiros sociais, lavabo, sala de jantar, grande living com terraço, copa-cozinha, área de serviço, dependências de empregada. Tudo com muito espaço, preservando-se sobretudo o nível de arquitetura, harmonia de formas e conforto Acabamento em estilo: pisos cerâmicos, azulejos decorados e coloridos até o teto, metais linha italiana, pintura em massa corrida”. A Tribuna, 02 de dezembro de 1973.
Conforme texto acima, o conjunto é definido como Neoclássico. Vale ressaltar que o termo neoclássico é erroneamente empregado, pois a arquitetura neoclássica ocorreu no Brasil somente no século 19. O chamado neoclássico na verdade é uma estratégia de marketing elaborada pelo mercado imobiliário que procurou incorporar conceitos como nobreza, poder e sofisticação, tendo como referência o velho continente.
No mesmo ano da entrega do Village, a Elacap entregou outros empreendimentos na cidade: O edifício San Giorgio, no Gonzaga; Os edifícios Provence e Avignon no José Menino; na Aparecida os edifícios Saint Exupéry e o Costa Blanca; e o Saint Vallier na Ponta da Praia.