Descrição
As torres Barão de Laguna e Barão de Ladário integram o Conjunto Residencial Perdizes, um empreendimento financiado pelo Banco Hipotecário Lar Brasileiro em 1953. Pertencentes à terceira fase do Conjunto Residencial Perdizes, as duas torres de dezoito pavimentos são de autoria dos arquitetos Roberto Aflalo, Plínio Croce e Salvador Candia.
Construídos em 1966, destacam-se na paisagem por estarem em uma quadra com muito espaço e vegetação. Um dos elementos marcantes são os pilotis, que criam dois níveis dedicados a áreas comuns. O nível superior funciona como uma praça suspensa, conectando os dois edifícios.
O acesso ao conjunto é feito por uma rampa suave, cercada por áreas verdes. Essa estrutura permite que as pessoas saiam da calçada e cheguem à área coberta na base das torres, onde ficam os halls de entrada e as áreas de convivência, como salão de festas, academia, piscina, quadra de jogos e playground. Além disso, bancos de design sinuosos contornam as jardineiras, tornando o ambiente ainda mais acolhedor.