Descrição
Tá aí um dos marcos do bairro Aparecida: o Jaú. Mas poucos conhecem o nome oficial: Conjunto Residencial Martins Fontes. A denominação popular “Jaú” veio por conta da empresa responsável pelo empreendimento, a Jaú S/A – Construtora e Incorporadora, que mantinha, durante a construção do conjunto, como forma de divulgação da mesma, grandes outdoors com seu nome.
Inaugurado em 1981 no bairro Aparecida, o conjunto surgiu de uma cooperativa habitacional também denominada Martins Fontes, constituída em julho de 1977.
A cooperativa Martins Fontes contou com a assessoria do Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais de São Paulo (Inocoop-SP) para questões administrativas, jurídicas, contábeis, técnicas e sociais.
A cooperativa se desenvolveu com a adesão de 1.188 associados. Foi esse o total de imóveis planejados e entregues, divididos em 33 blocos (prédios) de 36 apartamentos cada um. Vinte blocos são de dois dormitórios e treze com três dormitórios.
A área onde se ergueram os prédios consiste em um retângulo, limitado, nos lados mais compridos, pelos fundos da Avenida Almirante Cóchrane (Canal 5) e da Rua Alexandre Martins; nos mais curtos, pela Rua Vergueiro Steidel e pelos fundos da Avenida Pedro Lessa.
O terreno foi adquirido do Instituto Nacional de Previdência Social (atual INSS) com ajuda de dois órgãos integrantes do Sistema Financeiro da Habitação: o BNH (Banco Nacional de Habitação) e a Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento aos mutuários.