Descrição
Temos a certeza de quem passa em frente a este conjunto formado por 22 sobrados nem acredita como ainda conseguiram sobreviver sem muros altos. Um respiro para uma cidade murada.
Denominado oficialmente Conjunto Residencial Atalaia, empreendimento lançado em julho de 1964, foi construído pela Metromar.. Em 1970 o conjunto já estava quase finalizado, e no mesmo ano a Metromar entregou cerca de 10 grandes obras, dentre elas o Edifício Excelsior (Boqueirão) e o Conjunto Residencial Marambaia (Estuário), mas para o Atalaia não poupou publicidade no jornal A Tribuna para anunciar as “casas em estilo colonial americano, de finíssimo acabamento”.
Vejam só a transcrição da publicidade de 05 de dezembro de 1970:
“Os sobrados contém: jardim já plantado, abrigo de auto, terraço, sala com dois ambientes, boa cozinha com pia de mármore ‘Cardel Motta’ e azulejos decorados até o teto, banheiro social com lavatório de louça colonial e torneira de bronze tipo fantasia, quarto de empregada com dupla utilização podendo servir para sala de Lv. ou escritório, boa área de serviço com tanque e local p/ maquina de lavar roupa, WC de empregada c/ chuveiro elétrico já colocado. Quintal c/ entrada independente. ALTOS: 2 ou 3 dormitórios c/ armários embutidos, hall, 2 banheiros sociais c/ azulejos decorados até o teto, pisos de cerâmica esmaltados e aquecimento central em todas as peças. Detalhes de finíssimo acabamento, portas em treliça c/ maçanetas de bronze fosco, tacos especiais no living, pintura em látex em toda a casa, living em massa corrida.”
Será que alguma dessas casas preserva a pia de mármore “Cardel Motta”? Ou a torneira de bronze tipo fantasia?