logo

Conjunto Nossa Senhora Piedade da Lousã

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

“Localizado dentro da própria praia. De fato, você nem precisa atravessar a rua para ir à praia”

(Folha de São Paulo, 11 fev 1966.)

Você já deve ter ouvido falar dos prédios “pé na areia” do bairro do José Menino. Os “pé na areia” são um conjunto de prédios construídos a partir do final da  década de 1950 onde no passado estava localizado um dos hotéis mais antigos de Santos, o Hotel Internacional (1894).

Sua demolição começou em 1959, quando foi aprovado um grande projeto de urbanização do José Menino. Segundo jornais da época, “aquelas velhissimas construções, […] com o correr do tempo e o desenvolvimento que Santos tem atravessado nestes últimos anos, estavam a requerer sua substituição por prédios modernos e condizentes com a beleza da orla da praia santista.” (A Tribuna 25/03/ 1960). Era a corrente de pensamento arquitetônico e urbanístico que o país vivia, muito motivado pela construção de Brasília, a nova capital federal.

Dentre os novos prédios que surgiram, vamos falar sobre o conjunto formado pelos edifícios Dr. João Santos, Irmãos Mexia Santos e o Zilda Santos.

“O bom gosto, o fino acabamento e a sutileza arquitetônica estão a cargo de Botti Rubin Arquitetos” (Folha de São Paulo, 11 fev 1966.)

O projeto ficou a cargo do escritório Botti Rubin Arquitetos Associados. Criado em 1955, trata-se do mais antigo escritório brasileiro em atividade. Dirigido pelos mesmos sócios-fundadores, os arquitetos Alberto Botti e Marc Rubin, ambos formados no Mackenzie no início da década de 1950.

Com estrutura de concreto aparente, característica marcante dos projetos de Botti e Rubin daquele período,  o conjunto é formado por uma única torre com  3 edifícios independentes. O Edifício Dr. João Santos, na face voltada para o mar, possui 1 apartamento por andar com aproximadamente 200 m².  Já o Edifício Irmãos Mexia Santos, na face voltada para a Avenida Presidente Wilson, possui  2 apartamentos por andar, de 120 m² e 180 m². Localizado entre os dois citados, o Edifício Zilda Santos, com metragens mais modestas.

Uma das principais características do conjunto é a presença de lojas e sobrelojas no pavimento térreo, formando uma pequena galeria contínua. É lá que foi recentemente  inaugurado o escritório da Refúgios Urbanos Santos, uma imobiliária fundada em 2013 na cidade de São Paulo que agora desceu a serra e está com um escritório na praia! Estamos na área. Venha tomar um café conosco!


Arquiteto:
Botti Rubin Arquitetos
Ano da Construção:
1966
COLABORE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?