Descrição
O BNH é o mais populoso núcleo habitacional do bairro da Aparecida, praticamente um bairro dentro de outro bairro, congregando cerca de 20 mil moradores. No total, são 3.288 apartamentos distribuídos em 12 condomínios que receberam nomes de países da América do Sul, tais como, Colômbia, Chile, Equador, entre outros.
Antes da construção, a área era ocupada por famílias de imigrantes japoneses que foram indenizadas, para que, em 1967, as obras do conjunto fossem iniciadas, terminando em 71, quando foram entregues as primeiras chaves.
O Conjunto Habitacional Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, mais conhecido como BNH (Banco Nacional de Habitação) foi idealizado por um consórcio de quatro cooperativas de trabalhadores para a construção de um conjunto habitacional de habitação coletiva. Na publicação na revista Acrópole em 1968 o conjunto aparece com a denominação de Núcleo Habitacional da Ponta da Praia.
Para o projeto arquitetônico foi aberto um concurso regional em 1967, coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil seção de São Paulo, do qual saiu vencedora a equipe do arquiteto Oswaldo Corrêa Gonçalves, formada pelos arquitetos Paulo Buccolo Ballario e José Wagner Leite Ferreira. O projeto resultou em 97 prédios de quatro pavimentos. Existem discrepâncias entre o projeto publicado da Acrópole e as fotos do conjunto executado. Esta constatação é explicada, justificando as modificações pelo aumento da área do terreno.