Conjunto Almirantes

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Um conjunto, várias perspectivas

As diferentes faces do Conjunto Almirantes atraem o olhar de quem trafega pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na divisa entre o Paraíso e Jardim Paulista. Projetado em 1966, pelo ilustre arquiteto Jaime Lerner, notório pela sua contribuição em projetos urbanísticos.
A implantação garante diferentes perspectivas e a ondulação marcante desempenha um papel decisivo na composição. Esta dinâmica na volumetria destaca as janelas em fita, formando uma faixa ininterrupta de visual marcante.
A disposição dos dois volumes, côncavo e convexo, implica na ausência de insolação para as fachadas opostas, a solução encontrada pelo arquiteto, foi posicionar a maior quantidade de cômodos dos dois blocos nas faces que não se sobrepõem no plano visual, sendo estas, no Edifício à esquerda do terreno, com orientação solar à nordeste e, à sudeste, no Edifício à direita. Esta face é recoberta por panos de vidro inseridos em malhas metálicas e retangulares. A tonalidade escura dos caixilhos metálicos contrasta com a brancura das paredes e com as transparência dos vidros. Os corredores e áreas de circulação vertical, ocupam faces opostas, voltadas uma para a outra, dominadas por um efeito plástico reforçado pelo tom avermelhado das paredes tijolos envernizados.
O corpo saliente de circulação entre as torres compartimenta um vazio ao mesmo tempo definido e fluido, onde uma perspectiva central corre por perspectivas laterais bloqueadas. A ligação entre os blocos acontece através de um único eixo central.

O Conjunto Almirantes é composto por duas torres (Barroso e Tamandaré), com unidades de 140m² de área útil, com 2 e 3 dormitórios e 1 vaga.

 

Texto: Marina Miraldo

Revisão: Felipe Grifoni

Fotografia: Marcello Orsi

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Jaime Lerner
Ano da Construção:
1966
Endereço
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3185
COLABORE
× Como posso te ajudar?