Descrição
A história do Conjunto A.D. Moreira se inicia em 1921 quando os irmãos Antônio e Alberto Duarte Moreira instalaram a primeira bomba de gasolina de rua da América do Sul, localizada onde hoje se encontra o na esquina da Avenida Ana Costa com a praia defronte ao Atlântico Hotel.
Com a expansão dos negócios, os irmãos fundaram a firma A. D. Moreira, no bairro da Vila Mathias, para venda de eletrodomésticos, veículos e peças, além de manter posto de gasolina em várias cidades da Baixada Santista.
Um desses postos era o Garagem Praia no Gonzaga, onde hoje se encontra o Conj. A.D. Moreira. Em 1961 o posto de gasolina foi ao chão e deu lugar ao Conjunto Arquitetônico A.D. Moreira “projetado para atender à tríplice exigência do incontível progresso de Santos” (A Tribuna, 19/02/61). Seu projeto original, que incluía 3 torres sobre a galeria, é de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva.
O conjunto modificou o panorama comercial da região, sua Galeria, inicialmente conhecida como Gonzaga, possuindo 200 metros de extensão, liga até hoje a praia à rua Floriano Peixoto. Acima das lojas e sobrelojas, encontra-se uma torre residencial estreita e tão longa quanto a sua galeria.