Condomínio Parque Aclimação ou Conjunto Kowarick

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O Condomínio Parque Aclimação ou Kowarick como referem-se a ele os moradores do bairro, foi construído entre os anos de 1953 e 1958 no terreno que abrigava o palacete da família Kowarick, família de origem austríaca com atividades industriais no início do século 20 no município de Santo André.

O projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Herbert Duschenes que chegou ao Brasil nos anos 40 e atuou como colaborador no escritório de Jacques Pilon por cerca de 7 anos.

O Condomínio é considerado um dos primeiros condomínios-clube da cidade de São Paulo, o primeiro com uma piscina elevada em relação a cota do terreno, com vasta área comum e com claras referências modernistas.

São 8 torres elevadas por pilotis, cada uma com 12 pavimentos, abrigando um total de 264 apartamentos. Foram construídas em formato de ferradura em torno de uma exuberante área verde central em um terreno de 15 mil metros quadrados no coração do bairro da Aclimação. O paisagismo, que tem bastante destaque no projeto, é de autoria dos norte-americanos Susan e Roberto Coelho Cardozo.

Os 8 Edifícios têm nomes de pedras preciosas que já identificavam algumas das ruas do bairro – Esmeralda, Topázio, Turmalina, Alabastro, Safira, Jaspe, Diamante e Rubi. Os cinco primeiros têm dois apartamentos por pavimento ambos voltados para o jardim central do condomínio e com área construída entre 205 e 221 m2. Suas fachadas apresentam jardineiras ornamentais ao longo da área social, envidraçada de piso a teto. Os demais, Jaspe, Diamante e Rubi comportam quatro apartamentos por pavimento, subdividindo-se, os dois primeiros em 2 alas. Ambos ganharam uma sacada contígua a área social dos apartamentos. Já o edifício Rubi teve metade dos apartamentos voltados para a rua adjacente ao condomínio e outra metade voltada ao jardim central do mesmo e suprimidas as soluções de jardineiras e sacadas na sua fachada principal.

Cobogós e blocos de vidro foram utilizados para ventilação e iluminação das áreas de serviços de todos os edifícios.

Para além da arquitetura, a arte plástica de Pedro Tort Roig, artista catalão, também se faz presente nos murais em pastilhas de vidro que estão nos halls dos edifícios. Alguns têm motivos geométricos. Outros, figurativos, fazem alusão ao processo de extração da pedra preciosa correspondente. Somam-se as fachadas revestida por pastilhas da cor associada a pedra preciosa que lhe dá nome.

O Condomínio Parque Aclimação, é sem dúvidas o maior exemplar da arquitetura modernista no bairro da Aclimação.

Fonte: https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/21.247/8030

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Herbert Duschenes
Construtor:
Construtora Cavalcanti, Junqueira S.A.
Ano da Construção:
1953
Endereço
Rua Castro Alves 654
ficha arquiteto COLABORE

Imóvel disponível

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?